quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Uma Mente Brilhante

O filme Uma Mente Brilhante relata a história de um grande matemático americano, John Forbes Nash Jr. O matemático é um rapaz tímido e introvertido, com dificuldades de socialização, no entanto é extremamente inteligente, que está sempre às voltas com a busca de sua idéia original. Gênio precoce, elaborou uma teoria revolucionária sobre economia e, com isso, conseguiu o reconhecimento e o trabalho que buscava.

Durante o exercício de sua função, suas esquisitices são aceitas normalmente, devido ao meio ao qual pertence, que é tolerante com comportamentos extravagantes.
Nash se vê envolvido em conspirações e códigos que o envolve confidencialmente ao serviço secreto dos Estados Unidos. Este envolvimento trás perturbações, que o faz perder o controle sobre sua mente, evidenciando um mundo de paranóia e esquizofrenia.
Durante essas alucinações, Nash decifra códigos secretos ocultos em jornais e revistas. Sua sala de trabalho é absolutamente sigilosa encobrindo um mundo de cálculos.
A partir daí, não se sabe mais o que é real ou o que faz parte da mente de Nash, pondo todos nós a reavaliar a história do filme já transcorrida e decidir o que é real ou irreal.

Paralelamente, existe o romance de Nash com sua aluna Alicia que vê algo além das esquisitices do matemático, casando-se com ele.

No transcorrer da história Alicia e Nash lutam para conseguir manter a lucidez em sua mente, e, assim, conseguir em 1994 o Prêmio Nobel de Economia, que, aliás, deveria ser um erro, pois John Nash era matemático.

Conclusão 
   O filme traz idéias e valores contraditórios que vão sendo mostrados no decorrer da história. No início, fica evidente o preconceito contra o jovem desconhecido ganhador da bolsa da universidade, o individualismo e a competição entre os estudantes. A genialidade e a criatividade de Nash são abordadas em seguida, com referências aos trabalhos desenvolvidos. No final, o que prevalece são a solidariedade, a amizade, o reconhecimento, a tenacidade, o carinho e a vitória acachapante do amor contra todas as adversidades.
  

O filme em si não traz a Matemática como Ciência, mas sim como parte da vida de um homem que, apesar de ser um gênio, têm suas frustrações, esquisitices, amores, doenças, amizades, assim como qualquer pessoa.



terça-feira, 4 de outubro de 2011

O núcleo




      Um certo dia o núcleo da terra para de girar por razões desconhecidas(talvez uma mudança de temperatura), o campo eletromagnético da terra começa a se deteriorar rapidamente e a vida de todos no planeta muda dramaticamente.Em Boston 32 pessoas com marca-passo morrem, todas em uma área de dez quarteirões, já em São Francisco uma ponte cai matando centenas de pessoas, em Londres, na praça Trafalgar, bandos de pombos perdem a noção de navegação e se jogam contra os para-brisas de carros fazendo com que os motoristas percam o controle de seus veículos e em Roma miliares de turistas observam uma supertempestade elétrica.
       Para solucionar os problemas, membros do governo e das forças armadas dos Estados Unidos convocam o professor Josh Keyes e uma equipe dos melhores cientistas do mundo para fazerem uma viajem ao núcleo e fazerem ele voltar a girar.
       Eles constroem uma nave especial que não pode ser destruída e começam a viagem até o centro da terra, eles encontram alguns obstáculos para chegar até lá e explodir a bomba, fazendo assim o núcleo da terra volta a girar.



Tambem pode ser este relatorio Fabio;
Por razões desconhecidas, o núcleo da Terra parou de girar,  a Terra parou de realizar seu movimento de rotação, devido a uma força ainda desconhecida que está agindo sobre o planeta. A paralização traz consequências desastrosas para o planeta, já que proporciona a deterioração do magnetismo da Terra e, consequentemente, também de sua atmosfera. Para tentar descobrir o que está havendo e resolver a crise o geofísico Josh Keyes (Aaron Eckhart) que tem por missão ir até o núcleo da Terra para reativar a rotação do planeta. e o campo eletromagnético do planeta começa a se deteriorar rapidamente. A vida em todo o globo muda dramaticamente. Em Boston, 32 pessoas com marca-passos, todas numa área de dez quarteirões, morrem inesperadamente. Em São Francisco, a ponte Golden Gate cai, matando centenas de pessoas. Na praça Trafalgar, em Londres, bandos de pombos perdem a noção de navegação e se jogam contra os transeuntes e contra os pára-brisas dos carros fazendo com que os motoristas percam o controle dos veículos. Em Roma, milhares de turistas observam uma supertempestade elétrica transformar em pó o Coliseu. Tentando solucionar a crise, membros do governo e das forças armadas dos Estados Unidos convocam  uma equipe dos mais talentosos cientistas do mundo para fazerem uma viagem ao núcleo da Terra numa nave especial pilotada pelos Josh Keyes (Aaron Eckhart “terranautas” major Rebecca “Beck” Childs e o comandannte Robert Iverson. A missão deles é detonar uma bomba nuclear para reativar o núcleo — e salvar o mundo da destruição. Quando chegam ao centro da terra alguns vão morrendo mas conseguem completar a missão mas a nave não tem força o suficiente para fazer o percurso de volta a terra eles ficam pensando que vão morrer mas um deles lembra que um deles criou um objeto que da fonte de energia a nave e então emplantam o objeto na nave e conseguem sair antes da explosão mais quando chegam ao oceano a baixa temperatura faz com que eles voltem para o fundo do oceano. A equipe que estava na terra começam uma busca mais não conseguem encontra-los quando eles estavam desistindo o garoto que estava ajudando na missão decide olhar as baleias e um dos cientistas que estava no fundo do oceano tinha ligado um tipo de sonar que atraiu as baleias para perto da nave e assim eles foram encontrados e conseguiram salvar a terra.